A implantodontia é a especialidade responsável pela colocação de implantes nos ossos maxilares para a substituição de dentes perdidos, seja devido a trauma ou a condições como cáries e fraturas dentais que levam a extração dos mesmos.
No entanto, o processo é realizado com um minucioso planejamento, com exames prévios, seleção individualizada do implante e técnica cirúrgica precisa.
Implantes são pinos de titânio que substituem a raiz do dente perdido para que a após a inserção deste seja colocada coroa ( dente ) protética para adequada reabilitação.
Para se fazer a cirurgia de implante dentário, de início o paciente deve se consultar com um dentista especialista em implantodontia. Na IMPLANTARE, os profissionais vão avaliar o caso e traçar um planejamento para que ocorra a cirurgia. Primeiramente, uma radiografia ( ou tomografia ) de toda a arcada dentária será feita para uma avaliação da necessidade e oportunidade cirúrgica.
Os implantes dentários não são indicados em pacientes cuja formação óssea não tenha sido completada, e em algumas condições sistêmicas de saúde, como por exemplo os usuários de bisfosfonatos ( medicação para osteoporose ).